Como o Hezbollah irá atingir Israel: A guerra generalizada é uma opção?

Por Elijah J. Magnier: @ejmalrai

Traduzido por: Alan Regis Dantas

“Eu aviso ao Hezbollah: não perturbe a calmaria nas fronteiras com o Líbano”, disse o chefe espião israelense Yossi Cohen em meio a um momento de alta tensão entre Israel e o Hezbollah. Esta declaração é provocada pela violação israelense da soberania síria e seu bombardeio ao aeroporto de Damasco, onde o Hezbollah anunciou que um de seus militantes havia sido morto. A mídia israelense está principalmente preocupada, não se o Hezbollah irá retaliar, mas quando e como – e se o atentado levaria a uma guerra generalizada.

O comando militar israelense transferiu a brigada Golani treze para o comando da divisão da Galileia (no comando norte para a frente com o Líbano) como parte das medidas para combater a possível retaliação do Hezbollah ao longo da fronteira libanesa. Entretanto, em 2006 (quando Israel esperava ação semelhante) estas mesmas medidas ajudaram muito pouco: o Hezbollah atacou e foi capaz de sequestrar vários soldados israelenses.

Subscribe to get access

Read more of this content when you subscribe today.

Os generais israelenses compartilharam suas análises no início deste ano confirmando que Israel não está mais em condições de declarar guerra ao Hezbollah e vencer. Tal guerra empurraria Israel para trás dezenas de anos devido ao inevitável nível de destruição, juntamente com resultados inesperados e imprevistos. Israel perdeu a vantagem do golpe preventivo que seus líderes adotaram desde 1948, e não conseguiu impor suas próprias regras e dissuasão.

O Hezbollah sempre considera a possibilidade de guerra e prepara suas forças como se a guerra estivesse ocorrendo amanhã. No entanto, nem o Hezbollah nem Israel quer ver a resposta olho por olho que move tudo em direção a uma guerra maior. Israel precisa aceitar o golpe e entender que sobrevoar a Síria não é mais um voo de férias – e que matar militantes do Hezbollah não ficará impune. Antigamente, Israel estava estabelecendo as regras de combate e as direções do jogo: estes dias acabaram.

Advertisements
Advertisements
Advertisements

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.