Quem será o novo Primeiro-Ministro iraquiano? Um acordo inter-Xiita

Elijah J. Magnier

Trad. Alan Dantas
O Iraque está observando um resultado positivo inesperado após a decisão de Sayed Moqtada al-Sadr de reduzir suas expectativas. Sayed Moqtada concordou com os partidos políticos xiitas sobre um roteiro para aumentar a possibilidade de sucesso do processo político e, em particular, a primeira reunião parlamentar prevista para este domingo, 9 de janeiro. Espera-se que os membros eleitos do Parlamento façam seu juramento e assumam sua função de votar para eleger o Presidente e seu vice, se possível, na primeira reunião.

Sayed Moqtada al-Sadr enviou uma lista de 12 demandas aos grupos xiitas para discutir e responder de modo a chegar a um acordo onde todos os partidos xiitas dispostos a participar do governo estejam unidos ao parlamento. Todos os grupos concordaram que Sayed Moqtada seria declarado como aquele que detém a maioria dos votos (73 assentos parlamentares) e sua capacidade de unir todos os outros grupos xiitas à frente dos sunitas e curdos.

Os 12 pontos apresentados por Sayed Moqtada estão relacionados ao combate à corrupção, discutindo o destino de Hashd al-Shaabi, a presença de milícias e grupos armados independentes das forças de segurança oficiais. Sayed Moqtada também ofereceu cinco nomes para que os primeiros-ministros dos grupos xiitas discutissem e concordassem com um nome.

Os 12 pontos estão aprovados principalmente pelos grupos xiitas, mas várias observações foram incluídas em resposta a Sayed Moqtada, que decidiu sobre as emendas sugeridas. Além disso, a maioria dos nomes oferecidos está sujeita a controvérsia por parte dos grupos xiitas. Estes são Mustafa al-Kadhemi, Mohammad Tawfik Allawi, Haidar al-Abadi, Ali al-Dawi e Hameed al-Ghizzi. Como os dois últimos nomes são membros Sadristas, espera-se que os grupos xiitas rejeitem estes nomes. Quanto a Mohammad Tawfik Allawi, é muito improvável que seja nomeado devido ao forte veto do ex-Primeiro Ministro Nuri al-Maliki a esta nomeação.

Subscribe to get access

Read more of this content when you subscribe today.

Advertisements
Advertisements
Advertisements

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.